Conheça a história de Audrey Hepburn: atriz que popularizou a legging preta

by - sexta-feira, maio 01, 2020


Dia 4 de maio é a data de nascimento de Audrey Hepburn. A atriz e humanitária, que estaria fazendo 91 anos, foi um exemplo de estilo e elegância para muitas mulheres.
E, mais do que isso, Audrey teve uma história de superação e dedicou anos de sua vida para ajudar outras pessoas. 
Não à toa, a protagonista de Bonequinha de Luxo (1961) é lembrada até hoje por pessoas de diferentes gerações e é usada como referência de moda por tantos estilistas e entusiastas do meio.
Uma das maiores contribuições da atriz nesse universo foi a popularização da famosa legging  preta, no final da década de 1950. 
Além de entender melhor a importância da artista como ícone fashion, o conteúdo vai falar também sobre quem foi a grande Audrey Kathleen Hepburn-Ruston. 
Quem foi Audrey Hepburn?
Uma das maiores atrizes da história do cinema, Audrey Hepburn nasceu em 1929, na Bélgica.
Ela era filha de um britânico e com uma austríaca. Essa mistura de culturas e línguas foi um dos motivos que tornou Audrey poliglota: além do neerlandês e inglês, herdado dos pais, ainda jovem, também aprendeu francês, espanhol, italiano e alemão.
Com o começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939, Audrey e sua mãe se mudaram para a Holanda. Elas contavam com a neutralidade do país no conflito - o que não ocorreu, já que a nação foi invadida por tropas nazistas. 
Relatos e depoimentos provam que Audrey auxiliou na luta contra o nazismo. Por alguns anos, a artista se dedicou ao ballet e contou ter realizado algumas apresentações clandestinas, a fim de arrecadar dinheiro para os grupos de resistência.
Em 1948, após a guerra, começou a se dedicar à atuação, trabalhando em algumas peças em Londres e nos primeiros filmes da carreira.
O papel que lhe garantiu a fama veio alguns anos depois, como a princesa Ann, protagonista de A Princesa e o Plebeu (1953), ao lado de Gregory Peck. Com este filme, a atriz ganhou diversos prêmios importantes, incluindo Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.
Foram 41 anos dedicados ao cinema, onde também se destacaram Sabrina (1954); Cinderela em Paris (1957); Charada (1963); Minha Bela Dama e Quando Paris Alucina (ambos de 1964); Como roubar um milhão de dólares (1966). O último papel do cinema foi em Além da Eternidade, em 1989.
Trabalho humanitário de Hepburn
Em 1989, Audrey Hepburn foi nomeada Embaixadora da UNICEF. Desde antes, a atriz visitou diversos países que concentravam grandes níveis de pobreza, como a Etiópia e o Vietnã. 
O objetivo era denunciar - tanto para as grandes mídias, quanto para políticos internacionais - as terríveis condições que tantas pessoas viviam.
Além de conflitos de guerras civis, que matavam dezenas de cidadãos todos os dias, muitos passavam por fome e não tinham acesso à água potável ou uma moradia descente. 
Audrey Hepburn se dedicou às causas dos mais vulneráveis até sua morte, em 1993, decorrente de um câncer na região do abdômen. 
Legging preta: peça chave de Audrey
Outra marca principal relacionada à atriz é a forma como influenciou a moda.
Além de ser naturalmente elegante, tanto na postura quanto nas escolhas, ela se tornou amiga pessoal do estilista Hubert de Givenchy. Ela o procurou no ateliê dele para pedir que desenhasse o figurino para o filme Sabrina.
Como ele não pode, ela levou três vestidos que já estavam prontos. E as roupas se destacaram ao ajudar a mostrar, na história, a mudança da filha do motorista de uma família rica após uma temporada morando em Paris para estudar em um curso de culinária.
A partir deste encontro, Givenchy foi o responsável pelos figurinos de outros filmes em que Audrey atuou, como Bonequinha de Luxo e Cinderela em Paris. A identificação entre estilista e a estrela ia além das telas.
“Ele faz as únicas roupas na qual eu sou eu. Ele é muito mais que um costureiro, ele é um criador de personalidade”, Audrey disse sobre Givenchy em uma entrevista.
Segundo especialistas da moda, a combinação Audrey-Givenchy destacava um estilo sofisticado baseado na simplicidade.
E é neste conceito que se encaixa uma das maiores contribuições de Audrey para a moda: a popularização da calça legging preta. 
A atriz foi uma das primeiras pessoas a utilizar a peça, em um contexto mais formal, no papel de Jo Stockton, do musical Cinderela em Paris. 
A partir daí, a legging preta, que era usada principalmente como uma segunda pele, começou a ser cotada para looks de passarelas, para realizar atividades físicas e, claro, tornou-se uma peça imprescindível do street style.
Audrey, por exemplo, misturava a peça com blusas de manga comprida e sapatos fechados, combinando conforto e sofisticação. 
Além de ser confortável e prática, a legging ainda pode fazer parte de estilos mais formais e elegantes, dependendo da combinação.

Confira também

0 comments

Olá! Sejam bem vindos ao nosso blog! Deixe seu comentário, dúvidas, perguntas, sugestões que responderemos a cada um de vocês! obrigada