O que usar na hora da culinária Chocolate em pó x Achocolatado ?

by - sexta-feira, janeiro 10, 2014

Olá meninas,hoje o assunto é chocolate, muito consumido na culinária pelo mundo todo , não pode faltar na hora de saborear um belo doce.
Mas muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual opção usar,resolvi falar um pouco desses 2 , eu particularmente prefiro o Chocolate em pó ,mas isso depende do gosto de cada um vamos conferir:

                           





O chocolate é um alimento com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, que é o fruto do cacaueiro.

Existem vários tipos, mas vamos descrever os mais conhecidos:

AMARGO
 é composto das sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau (que é extraída do próprio cacau) pouco açúcar e não leva leite. Neste caso existem as variações quanto a concentração de cacau:

extra amargo 75 a 85%
amargo 50 a 75%
meio amargo 35 a 50%

Uma barra de 30 gramas fornece  em média 150 calorias. Pode ser encontrado em barra, pedaços, bombons ou pó.


AO LEITE
Esse é composto por licor e manteiga de cacau, açúcar e leite. Tem sabor agradável e é bem aceito pelas crianças. Este tipo de chocolate tem em média um teor entre 30% e 40% de teor de cacau. Apesar de ser mais calórico. 30 gramas contém em média 156 calorias.


BRANCO 
Alguns não o classificam como sendo chocolate.  O motivo é que no processo de fabricação as sementes de cacau não entram. Para obter o tipo branco, usa-se uma mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina de soja. São 164 calorias em 30 gramas.


Qual o melhor chocolate para usar no dia-a-dia?

O CHOCOLATE EM PÓ
geralmente é feito apenas com a amêndoa de cacau moída, sem a manteiga, sendo muito utilizado na culinária. Entenda que este tipo de chocolate geralmente não é solúvel, desta forma é preciso cuidado na hora de preparar as receitas. Vá diluindo pequenas quantidades numa quantidade mínima de líquido e vá acrescentando aos poucos mais pó. É ideal para bolos, coberturas.
Muitas vezes você encontrará caixinhas de chocolate em pó com preços bem acessíveis. Leia o rótulo, na verdade outros ingredientes podem ter sido acrescentados na mistura e aí você verá que lá no cantinho com letras bem miúdas estará escrito: achocolatado ou mistura a base de chocolate. Geralmente tem sabor e aroma inferiores.

COBERTURA DE CHOCOLATE.
Você encontrará no mercado os mais variados tipos de barra de cobertura para uso culinário. Tecnicamente ela foi feita para facilitar a vida da dona de casa e substituir o preparo manual em casa. O teor de chocolate em alguns casos é tão baixo que sequer você encontrará o nome “cobertura de chocolate” estando apenas escrito a palavra  “cobertura” o cobertura “sabor” chocolate. Eles adicionam uma série de ingredientes para dar volume, porém o gosto geralmente passa longe do chocolate que conhecemos. Na minha opinião não vale a pena economizar neste caso.

ACHOCOLATADOS EM PÓ.
Esse tipo de chocolate é usado geralmente para diluir no leite para consumo nas refeições e sobremesas. É composto geralmente por cacau, açúcar, extrato de malte, leite ou soro de leire e aromatizantes. A diferença desse tipo de chocolate é que na maioria dos casos ele leva lecitina de soja, um emulsificante que nada mais é do que uma substância que possui a capacidade de ligar a água  aos demais ingredientes, o que evita a formação de bolas ou grânulos tão indesejados. Ao comprar um achocolatado fique atenta ao preço. Achocolatados muito baratos geralmente contém grande concentração de açúcar e para dar um gosto melhor ao leite você acaba usando maior quantidade e por consequência aumenta o valor calórico.



Espero que tenham gostado das dicas, um ótimo final de semana , participem do sorteio de uma linda saia no link abaixo:

http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/2014/01/sorteio-com-used.html


Confira também

6 comments

  1. que dicas maravilhosas
    eu sempre tinha essa duvida
    na hora de usar
    amei
    linda tarde
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm sempre tive essa duvida, bom saber
    bju
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do chocolate em pó que tem menos açúcar, achocolatado tem menos chocolate e deixa mais doce! beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, bem esclarecedoras!
    Já ouvi falar tb que o achocolatado tem mais açúcar do que tudo, rs!
    Beijoooos!

    http://nailartplay.blogspot.com.br/2014/01/esmalte-dourado-de-luxo

    http://youtube.com/nailartplay

    ResponderExcluir
  5. Gostei das dicas
    Sempre me confundo menina rss
    Feliz ano novo
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Tb prefiro o chocolate em pó fica mais consistente, adorei as explicações, tem gente que não sabe mesmo a diferença, bjs

    ResponderExcluir

Olá! Sejam bem vindos ao nosso blog! Deixe seu comentário, dúvidas, perguntas, sugestões que responderemos a cada um de vocês! obrigada